Thursday, January 8, 2009

UM TREINO DIFERENTE



foi aquele que fiz ontem. Durante todo o treino mostrei o básico do Kendo a um novo aluno. Era a primeira aula dele e teve que levar comigo.
Apesar de não ter o esforço físico normal de um "keiko" habitual, é bem tramado tentar ensinar. O Kendo é muito técnico. É difícil e complicado, com muita informação, muitos detalhes, muita coisa junta só para fazer um Men. É difícil, para quem está no seu primeiro treino, perceber e interiorizar tudo aquilo. Para mim foi. Mas devo confessar que aquele jovem não se saiu nada mal. Nada mal mesmo. Sempre direito, com um ashi-sabaki muito bom (para primeiro treino) e sem problema algum de fazer só uma coisa durante o treino inteiro. Bom espírito, excelente atitude!

Enquanto tive a ensinar tive várias preocupações:

- Não ser qualificado para o fazer, errando eu também em muitas coisas.
- Não saber muitos "termos técnicos" (em japonês, portanto) para o que se pretendia.
- Não fazer uma aula "chata", para o não desmotivar.
- Focar mesmo no básico (ashi-sabaki, movimento dos pés).
- Já referi o facto de estar em pânico por ter pouco tempo disto e não ser bom "instrutor"? Nem me atrevo de escrever a palavra m*s*t*e, muito menos *e*s*i!

Apesar de não ter posto o Men, e suar que nem maluco, fiquei bastante contente com o meu keiko. E seria muito bom que ele não desistisse, como a maioria dos novos alunos, pois acho que daria um excelente kendoka! E, claro, nunca é demais voltar ao básico e estar uma hora e meia a treinar aquilo que vamos esquecendo fazer como deve ser.

Para mim um Kendo bonito vale mais que um Kendo campeão do Mundo.

No comments:

Post a Comment