Thursday, February 19, 2009

ESTÁGIO DE KENDO, 14 E 15 DE MARÇO EM LISBOA

Parece que vai ser para os lados do Areeiro, no mesmo pavilhão onde se realizou o Campeonato da Europa, aqui em Lisboa. E parece que vai ser bombástico. Com Sensei Osaka, Sensei Ariga e outros Senseis Europeus. Além do nível, muito elevado, de Kendo que irá ser praticado e ensinado, também haverá espaço para graduações. Isso para mim até me parece bem. Até porque acho que é uma evolução natural, no universo das artes marciais, não percebendo quem diz que não quer saber das graduações para nada sendo só um rotulo que nos põe. Não creio. Até porque no Kendo não existe a ostentação de quem é mais graduado perante os outros. Não temos cores de cintos, mediante a graduação de cada um. Nenhum adereço no GI para o mostrar. Nada. Só pessoas a suarem e a praticarem como os outros.

Eu próprio irei (se o Sensei Osaka me permitir e achar que tenho o que preciso) tentar alcançar o grande título de 1º Dan. Agora perguntam vocês: o que é necessário para alcançar esse patamar temível? Eu digo.

- Ter o Tenugui sem pontas para fora do Men. Como aqui.

- Ter as cordas do Men esticadas. Sem nenhuma estar torcida.

- Kirikaeshi bem feito.

- JiGeiko (combate), sem fins competitivos. Só mesmo para ver como se porta.

- As 3 primeiras katas. Estas aqui em baixo.







Ora, visto que ainda não sei nenhuma, parece que vai correr tudo bem.

No que diz respeito à pratica de 4ª feira, acho que mereço levar uma tareia. Daquelas que levo pauladas em tudo o que é sítio, sem conseguir respirar. É que ando a ficar um bocado convencido com as minhas prestações em jigeiko. Ainda mesmo na 4ª, o Joni mostrou-me um bocado do monstro que é em jigeiko e acho que, no meio da rapidez heróica dele, consegui "meter-lhe" um kote! Ele próprio o disse.

Enfim. Adoro Kendo.

No comments:

Post a Comment